Você já ouviu falar sobre o procedimento de infiltração no joelho? Sem dúvida, ele pode ser a melhor solução para quem sofre com constantes dores nessa região.
A dor no joelho é uma das dores mais comuns que acabam afetando pessoas de todas as idades e estilos de vida.
A questão é que, para muitos, essa dor pode ser tão debilitante a ponto de interferir diretamente na qualidade de vida e na capacidade de realizar as atividades cotidianas.
Mas existem opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a aliviar essa dor e a melhorar a função articular. Uma delas é a chamada infiltração no joelho.
Esse procedimento oferece uma abordagem muito eficaz para quem necessita realizar o manejo da dor no joelho e encontrar alívio.
Portanto, nas próximas linhas, vamos entender melhor como funciona a infiltração no joelho, quais são as suas indicações e os principais benefícios que os pacientes podem esperar desse procedimento.
Enfim, se você está lutando contra a dor no joelho e está em busca de uma solução eficaz, continue lendo para descobrir mais sobre essa opção e tirar as suas principais dúvidas!
O que é o tratamento de infiltração no joelho?
A infiltração no joelho, também conhecida como injeção intra-articular, é um tipo de tratamento médico que envolve a aplicação de um medicamento diretamente na articulação do joelho.
Dessa forma, é possível proporcionar um alívio mais rápido e eficaz de dor e de inflamação nessa região.
Geralmente, realiza-se a infiltração no joelho no consultório médico, pois é uma técnica minimamente invasiva.
Esse procedimento pode ser eficaz para o tratamento de várias condições que afetam o joelho. Isso inclui artrite, lesões ligamentares, tendinites, bursites, bem como outras formas de inflamação articular.
O medicamento injetado pode incluir corticosteróides, que possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Ou ainda o ácido hialurônico, que ajuda a lubrificar a articulação e melhorar a amplitude de movimento.
Dessa forma, os procedimentos de infiltração no joelho podem proporcionar bastante alívio da dor e melhoria da função articular. Isso permite que os pacientes retomem as suas atividades diárias com muito mais conforto e qualidade de vida.
Como é realizada a infiltração no joelho?
Como comentamos, é possível realizar o procedimento de infiltração no joelho dentro do próprio consultório médico, por um médico especialista no assunto.
O procedimento é bem simples e inclui apenas algumas etapas básicas, sendo elas:
- Preparação do paciente: o paciente é posicionado de uma maneira confortável na mesa de exame, que pode ser deitado de costas ou sentado, dependendo da preferência do médico e da acessibilidade à articulação do joelho.
- Assepsia da área: a pele ao redor da articulação do joelho é cuidadosamente limpa com um antisséptico para reduzir o risco de possíveis infecções durante a aplicação do medicamento.
- Anestesia local (opcional): em alguns casos, o médico pode optar pela aplicação de uma pequena quantidade de anestésico local na pele onde será feita a inserção da agulha. Isso ajuda a minimizar qualquer desconforto durante o procedimento.
- Inserção da agulha: usando técnicas de orientação visual ou guiada por imagem, o médico insere uma agulha fina na articulação do joelho, podendo ser na parte lateral ou medial da patela, onde a articulação é mais facilmente acessível.
- Injeção do medicamento: após pressionar a agulha corretamente na articulação, injeta-se o medicamento lentamente através da agulha diretamente na cavidade articular.
- Aplicação de curativo: após a injeção do medicamento, a agulha é removida e um curativo estéril pode ser aplicado sobre o local da inserção para proteger a pele e evitar a contaminação.
Assim, a infiltração no joelho costuma ser bem rápida e relativamente indolor. Além disso, muitos pacientes relatam sentir um alívio quase que imediato ou dentro de alguns poucos dias após a realização do procedimento.
Em quais situações a infiltração no joelho pode ser indicada?
A infiltração no joelho é um tratamento capaz de tratar uma ampla variedade de condições, incluindo principalmente casos de:
Artrite do joelho
Tanto a osteoartrite (desgaste articular), quanto a artrite reumatoide (doença autoimune) podem causar inflamação crônica e dor no joelho.
Neste contexto, a infiltração com corticosteróides pode reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dessa forma, é capaz de proporcionar um alívio temporário e direto dos sintomas.
Lesões do menisco
Lesões no menisco, como rasgos ou degeneração, podem causar dor e limitação do movimento no joelho.
Nesses casos, a infiltração com corticosteróides ou com ácido hialurônico pode ajudar a reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas associados às lesões meniscais.
Tendinite patelar
A tendinite patelar, bastante conhecida como “joelho do saltador”, é uma condição na qual o tendão que conecta a patela ao osso da tíbia fica inflamado.
Por isso, a infiltração com corticosteróides pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor de uma forma eficiente e rápida.
Bursite no joelho
A bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma pequena bolsa cheia de líquido que atua como um amortecedor entre os ossos, tendões e músculos ao redor das articulações.
Geralmente, a infiltração com corticosteróides pode ser uma indicação nesses casos para diminuir e ajudar a eliminar a inflamação da bolsa.
Sinovite
A sinovite representa a inflamação da membrana sinovial, o revestimento que cobre a parte interna da articulação do joelho.
Da mesma forma, é possível tratar essa condição através da infiltração com corticosteróides, uma vez que ela ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da sinovite no joelho.
É importante ressaltar que a infiltração no joelho é um tratamento temporário para proporcionar o alívio dos sintomas mais rapidamente. Portanto, não como uma solução definitiva para as condições.
Por isso, pode ser necessário repetir o procedimento periodicamente para conseguir manter o alívio dos sintomas em alguns casos.
Principais benefícios da infiltração no joelho
Sem dúvida, a infiltração no joelho é um tipo de tratamento que pode oferecer uma série de benefícios para os pacientes que sofrem de dor e inflamação na região das articulações do joelho.
Dentre os principais benefícios que podemos ressaltar estão:
- Alívio da dor associada a condições como artrite, lesões do menisco, tendinite e bursite;
- Redução da inflamação na articulação do joelho;
- Melhoria da função articular como um todo;
- Procedimento minimamente invasivo;
- Alternativa eficaz frente aos tratamentos mais invasivos, como cirurgia,
- Melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, devido a todos esses benefícios e da ampla possibilidade de utilização dos procedimentos de infiltração no joelho, esse procedimento tem se tornado cada vez mais comum e recomendado pelos médicos especialistas da área.
Enfim, se você está enfrentando dor e desconforto no joelho, a infiltração no joelho pode ser uma opção de tratamento eficaz para aliviar os seus sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.
O Dr. Paulo Osiro, especialista em ortopedia e cirurgia do joelho, possui toda a experiência e o conhecimento necessários para oferecer o melhor cuidado possível para as suas necessidades.
Portanto, ao agendar uma consulta com o Dr. Osiro, você terá acesso a um tratamento personalizado e completo. Visite o nosso site para mais informações e agende a sua consulta.