Dr. Paulo Ortopedista

Terapia por Onda de
Choque para Lesão

Volte a viver plenamente, sem dor!

Seja relacionado ao desgaste natural, atividades físicas intensas ou até pela realização de movimentos repetitivos do dia a dia, muitas pessoas acabam sofrendo com dores e limitações que afetam diretamente sua qualidade de vida. 

A Terapia por Onda de Choque para Lesão, ou Terapia de Onda de Choque Extracorpórea (TOCE), como também é conhecida, consiste em uma técnica segura, minimamente invasiva, que utiliza ondas acústicas de alta energia para aliviar dores e acelerar a regeneração dos tecidos lesionados. 

Na ortopedia, a Terapia por Onda de Choque vem sendo utilizada para tratar diversas lesões musculoesqueléticas, especialmente aquelas que são crônicas ou não respondem aos tratamentos convencionais.

  • Lesões no joelho tendinite patelar e condromalácia.
  • Lesões no ombro tendinites, capsulite adesiva e outras lesões do manguito rotador.
  • Lesões no cotovelo epicondilite lateral (cotovelo de tenista) e a epicondilite medial (cotovelo de golfista).
  • Lesões no pé fascite plantar e tendinites.

Como é realizada a Terapia por
Onda de Choque para Lesão?

Lesões em articulações como joelhos, ombros, cotovelos e pés, são mais comuns do que se imagina. 

Quando essas lesões persistem e tratamentos convencionais não trazem os resultados esperados, a Terapia por Onda de Choque surge como um recurso eficiente, que pode evitar um procedimento cirúrgico. 

Trata-se de um método não invasivo, que utiliza ondas acústicas de alta energia para estimular a regeneração dos tecidos lesionados. Com isso, o método promove o alívio da dor e acelera o processo de cura. A Terapia por Onda de Choque para Lesão é simples e pode ser realizada em consultório. Cada sessão dura entre 15 e 20 minutos, dependendo da região sensibilizada. 

Durante o tratamento, ondas de choque são aplicadas na área afetada, gerando microrrupturas nos tecidos. Esse processo desencadeia uma resposta inflamatória controlada, que estimula a circulação sanguínea e a regeneração celular. Como resultado, há uma produção aumentada de colágeno e a recuperação dos tecidos lesionados. 

Geralmente, são recomendadas de 3 a 5 sessões, com um intervalo de uma semana entre elas. O número exato de sessões pode variar de acordo com a gravidade da lesão e a resposta do paciente ao tratamento. 

Além de promover a cura, a terapia também tem um efeito analgésico, ajudando a desativar pontos de dor e melhorando a função da articulação tratada.

Benefícios da Terapia por Onda de Choque

Os benefícios da terapia por onda de choque no tratamento de lesões musculoesqueléticas são notáveis, e é por isso que essa abordagem tem ganhado destaque na ortopedia, principalmente no segmento esportivo.

  • Alívio significativo e rápido da dor
  • Recuperação da saúde articular Procedimento minimamente invasiva
  • Redução ou erradicação da necessidade de
    analgésicos e outros medicamentos

Se você está lidando com uma lesão e deseja explorar opções de tratamento modernas e seguras, agende sua avaliação e vamos analisar a viabilidade da Terapia por Onda de Choque para sua lesão.

Como chegar

Estamos estrategicamente localizados próximos a importantes acessos em São Paulo, garantindo facilidade de chegada. Além disso, contamos com ampla disponibilidade de transporte público para oferecer conveniência a todos os nossos pacientes.