Dr. Paulo Ortopedista

causas de dores no joelho

As principais causas de dores no joelho

As causas de dores no joelho são diversas, pois existem muitas condições que podem afetar diretamente essa região do nosso corpo.

O joelho é uma articulação complexa e muito utilizada no nosso dia a dia. Por isso, está sujeito a uma variedade de problemas que podem causar desconforto e acabar limitando a mobilidade.

Desde lesões agudas, até condições crônicas, a dor no joelho pode surgir de muitas fontes diferentes. Portanto, identificar a causa subjacente é um processo indispensável para ser possível escolher um tratamento eficaz.

Neste contexto, compreender quais podem ser as principais causas de dores no joelho pode ajudar no reconhecimento dos sinais e sintomas precoces. Isso permite a realização de um diagnóstico mais rápido.

Além disso, saber quando procurar um ortopedista especializado é fundamental para evitar a progressão de problemas ao longo do tempo. 

Se você está enfrentando dor persistente no joelho, continue lendo para entender melhor quais podem ser as suas causas e descobrir como a ajuda de um ortopedista pode fazer a diferença na sua recuperação.

Principais causas de dores no joelho

As causas de dores de joelho podem ser diversas, uma vez que existe uma variedade de condições e lesões que variam de traumas agudos a problemas degenerativos crônicos que afetam essa articulação do nosso corpo.

Principais causas

  • Lesões Traumáticas
  • Entorses e distensões: ocorrem quando os ligamentos ou os músculos ao redor do joelho são estirados, ou rompidos por conta da realização de movimentos bruscos ou acidentes.
  • Lesão do menisco: o menisco é uma estrutura de cartilagem que age como um amortecedor entre o fêmur e a tíbia. Nesse caso, as lesões meniscais podem ocorrer devido a movimentos de torção ou por conta de impacto direto no joelho. Isso causa dor, inchaço e dificuldade de movimento.
  • Ruptura de Ligamento Cruzado Anterior (LCA): o LCA é um dos principais ligamentos que servem para estabilizar o joelho. Uma ruptura do LCA pode resultar em dor intensa e instabilidade.
  • Condições Degenerativas
  • Osteoartrite: ocorre quando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos no joelho se desgasta ao longo do tempo. É algo bastante comum em pessoas mais velhas.
  • Artrite reumatóide: é uma doença autoimune que causa inflamação crônica das articulações, incluindo o joelho. Além de dor, também pode causar inchaço, rigidez e deformidades articulares.
  • Síndromes e Condições Musculares
  • Síndrome da Banda Iliotibial (ITB): ocorre quando a banda iliotibial, um tendão que corre ao longo do lado da coxa, se irrita quando se move sobre o osso do joelho. É mais comum em corredores e causa dor no lado externo do joelho.
  • Tendinite patelar: conhecida como “joelho de saltador”, a tendinite patelar é a inflamação do tendão patelar, que liga a patela à tíbia.
  • Outras Condições
  • Bursite: ocorre quando as bursas, pequenos sacos cheios de líquido que amortecem o joelho, ficam inflamadas. Dessa forma, acaba resultando em dor e inchaço ao redor da articulação.
  • Síndrome do Plicoma: se refere aos casos de inflamação de uma dobra de tecido sinovial (plicoma) no joelho.

Quando procurar um ortopedista especializado?

Saber quando procurar um ortopedista especializado faz toda a diferença no processo de recuperação e na gestão eficaz de quadros de dores no joelho, independente de qual seja a condição subjacente.

Portanto, existem alguns sinais e situações claras que indicam que é hora de consultar um especialista em ortopedista o mais rápido possível. Assim, é possível iniciar o tratamento correto e evitar complicações quanto antes:

Dor persistente

Se a sua dor no joelho não melhora com repouso ou com tratamentos caseiros persistindo por mais de uma semana, é importante passar por uma avaliação médica.

Afinal, nesses casos, a dor contínua pode ser um sinal de uma condição mais grave.

Dor intensa e aguda

Se você sente uma dor intensa e aguda no joelho, principalmente após um trauma ou lesão, é indispensável procurar um ortopedista.

Afinal de contas, esse tipo de dor pode indicar lesões sérias, como rupturas ligamentares ou até mesmo fraturas.

Inchaço excessivo

Um inchaço excessivo no joelho, principalmente se ele for acompanhado de dor e dificuldade para mover a articulação, pode ser um sinal claro de inflamação, de lesão ou até de infecção.

Instabilidade e dificuldade de movimento

Se você sentir que o seu joelho está instável, ou seja, com a impressão de que ele fica se deslocando ou “cedendo” durante a realização das atividades normais, isso pode indicar problemas graves, como rupturas de ligamentos ou condições degenerativas.

Sintomas após trauma

Qualquer dor no joelho que comece a aparecer após um acidente, queda ou impacto direto, deve passar pela avaliação de um ortopedista para descartar quaisquer fraturas, rupturas ou outros danos que possam ter comprometido a articulação.

Alterações visíveis

Mudanças visíveis no joelho, como deformidades, hematomas extensos ou alterações na forma do joelho, também devem passar por uma avaliação imediata de um ortopedista especializado para determinar a causa e a necessidade de realizar intervenções adicionais.

O Dr. Paulo Osiro é ortopedista especializado em cirurgias do joelho e no tratamento de lesões, dominando todo o conhecimento necessário para resolver as suas preocupações ortopédicas.

Portanto, se chegou o momento de buscar ajuda especializada para investigar melhor a causa da sua dor no joelho, agende uma consulta para explorar quais são as melhores opções de tratamento para a sua condição!

Entre em contato

Posts Recentes

Como chegar

Estamos estrategicamente localizados próximos a importantes acessos em São Paulo, garantindo facilidade de chegada. Além disso, contamos com ampla disponibilidade de transporte público para oferecer conveniência a todos os nossos pacientes.