Dr. Paulo Ortopedista

Reconstrução do ligamento cruzado anterior

Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior: O Que Esperar Antes e Depois da Cirurgia

A reconstrução do ligamento cruzado anterior é um procedimento essencial para quem necessita restaurar a estabilidade articular e retornar às atividades normais com segurança e uma maior qualidade de vida.

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura vital para a estabilidade e para a funcionalidade do nosso joelho.

Então, quando ele sofre alguma lesão, seja por conta de algum trauma esportivo, acidental ou qualquer outro motivo, a integridade do joelho pode ficar comprometida.

Isso leva à instabilidade e limitações bem complicadas para a rotina de atividades.

Mas como é o processo de reconstrução do ligamento cruzado anterior? É sobre esse procedimento que vamos tratar ao longo desse conteúdo, analisando desde a preparação pré-cirúrgica, até a fase de reabilitação pós-operatória.

Como é a reconstrução do ligamento cruzado anterior?

A reconstrução do ligamento cruzado anterior é um procedimento cirúrgico, que pode ser realizado em casos em que há a necessidade de restaurar a estabilidade do joelho após uma lesão que afetou esse ligamento.

Dessa forma, a cirurgia é geralmente recomendada quando ocorre uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior ou quando os sintomas de instabilidade persistem mesmo após a realização de tentativas de tratamento mais conservadores, como a fisioterapia.

De modo geral, o procedimento de reconstrução do LCA conta com algumas etapas principais, que incluem:

Preparação do paciente

Antes da cirurgia, o paciente passa por uma avaliação do cirurgião ortopédico especializado. Então, ele solicita exames clínicos e de imagem ao paciente para confirmar a lesão e planejar a cirurgia.

Anestesia

A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou regional, dependendo das preferências do paciente e do cirurgião.

Acesso ao joelho

O cirurgião faz pequenas incisões na região do joelho para acessar a articulação. 

Geralmente, é utilizada uma técnica de artroscopia, onde o cirurgião utiliza um pequeno dispositivo de fibra óptica (artroscópio) para inserir através das incisões. Assim, o cirurgião conseguirá visualizar o interior do joelho por meio de um monitor.

Preparação do enxerto

O cirurgião retira um enxerto de tecido para fazer a substituição do ligamento cruzado anterior que se rompeu. 

Então, prepara-se o enxerto, deixando-o com o tamanho e com a forma adequada para inserir no local do ligamento danificado.

Fixação do enxerto

Em seguida, o cirurgião fixa o enxerto nos locais onde o ligamento cruzado anterior se anexa à tíbia e ao fêmur. Isso é feito com dispositivos de fixação, que podem incluir parafusos ou ancoragens.

Recuperação pós-operatória

Após a cirurgia, o paciente vai para a sala de recuperação, onde pode receber analgésicos para ajudar no controle da dor e orientações especializadas sobre os cuidados pós-operatórios. 

Isso inclui repouso, elevação do joelho, aplicação de gelo e uso de dispositivos de imobilização.

Qual a importância desse ligamento?

O ligamento cruzado anterior representa uma parte fundamental para a promoção da estabilidade do nosso joelho e para garantir uma função adequada dessa articulação.

Quando falamos no LCA, a sua importância fica ainda mais nítida durante atividades que envolvem movimentos de mudança de direção, de rotação e de suporte de peso, como correr, pular e realizar cortes bruscos durante atividades esportivas como futebol, basquete e handebol.

Portanto, a principal função desse ligamento do nosso joelho é evitar o deslizamento excessivo da tíbia para frente em relação ao fêmur e controlar a rotação excessiva do joelho. 

Dessa forma, os ossos do joelho permanecem sempre bem alinhados durante a execução dos movimentos, proporcionando uma maior estabilidade e ajudando a prevenir lesões.

Quando o LCA acaba sendo lesionado ou rompido, a estabilidade do joelho fica completamente comprometida. Isso leva a uma sensação de “solavanco” e de instabilidade ao realizar alguns tipos de movimentos.

Com o passar do tempo, isso pode levar a uma série de problemas, incluindo outros danos nos tecidos articulares, por exemplo, como cartilagem e meniscos e um aumento do risco de desenvolver osteoartrite no joelho.

O que esperar do antes e depois da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior: preparação e expectativas

Antes da realização efetiva da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, os pacientes terão que passar por uma longa série de etapas preparatórias que podem incluir, por exemplo:

Consulta médica e avaliação

Os pacientes passarão por consultas médicas super detalhadas com um cirurgião ortopédico especializado em joelho. 

Durante essas consultas preparatórias, o cirurgião discutirá com o paciente todos os principais detalhes do procedimento, incluindo os riscos e os benefícios, bem como as expectativas de recuperação e de reabilitação após a operação.

Exames pré-operatórios

Antes da cirurgia, é essencial realizar alguns exames de imagem. É o caso, por exemplo, da ressonância magnética, para avaliar a extensão da lesão do LCA e planejar a cirurgia de reconstrução.

Preparação física

O especialista pode recomendar aos pacientes que terão que enfrentar uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, que fortaleçam os músculos ao redor do joelho.

Isso inclui os quadríceps e isquiotibiais, por exemplo, para ajudar na recuperação após a cirurgia.

Após passar por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, os pacientes entram em um processo marcado pela recuperação e pela reabilitação. Aliás, isso é indispensável e fundamental para terem uma recuperação bem-sucedida.

Dito isso, aqui estão alguns dos prontos sobre o que esperar durante essa fase:

Período de recuperação hospitalar após a reconstrução do ligamento cruzado anterior

Após a cirurgia, o paciente pode passar algum tempo na sala de recuperação. A equipe médica irá monitorá-lo de perto.

Ele receberá medicamentos para controle da dor e as demais orientações sobre os cuidados necessários no momento pós-operatório.

Fisioterapia

Logo após a cirurgia, os pacientes já iniciam as sessões de fisioterapia para restaurar a amplitude de movimento, fortalecer os músculos ao redor do joelho e promover a cicatrização correta e eficiente do enxerto.

Progressão gradual

A fisioterapia após uma cirurgia tão delicada e complexa evolui de forma gradual. Então, os exercícios mais desafiadores passam a fazer parte do plano de fisioterapia à medida que o joelho se recupera. 

O objetivo é restaurar a função normal do joelho e preparar o paciente para retornar às suas atividades normais.

Reconstrução do ligamento cruzado anterior: acompanhamento médico regular

Por fim, os pacientes precisarão comparecer a consultas de acompanhamento regulares com o cirurgião para avaliar o progresso da recuperação e ajustar o plano de tratamento conforme necessário.

Além de todos esses pontos de atenção e cuidado, para garantir uma cirurgia bem-sucedida e uma recuperação eficaz após a reconstrução do ligamento cruzado anterior, é fundamental contar com o acompanhamento de um ortopedista especializado e experiente em cirurgias de joelho, como o Dr. Paulo Osiro.

Portanto, o Dr. Paulo pode oferecer cuidados muito mais personalizados, incluindo desde as etapas de avaliação inicial, até o acompanhamento completo do pós-operatório.

Agende uma consulta com o Dr. Paulo Osiro e entenda melhor como ele pode te ajudar a restaurar a qualidade e a saúde dos seus joelhos da melhor forma!

Entre em contato

Posts Recentes

Como chegar

Estamos estrategicamente localizados próximos a importantes acessos em São Paulo, garantindo facilidade de chegada. Além disso, contamos com ampla disponibilidade de transporte público para oferecer conveniência a todos os nossos pacientes.