Nos últimos anos, a ortopedia tem sido transformada com a chegada da artroscopia. Trata-se de uma técnica cirúrgica completamente inovadora, que oferece uma abordagem minimamente invasiva para diagnosticar e tratar várias condições no joelho.
Essa técnica tem sido muito reconhecida por conta da sua alta precisão, eficácia e pelo seu menor tempo de recuperação em comparação com procedimentos cirúrgicos tradicionais.
Por meio de pequenas incisões na pele, os cirurgiões são capazes de visualizar o interior da articulação do joelho usando um artroscópio, um instrumento óptico equipado com uma câmera de vídeo de alta definição.
Dessa forma, os cirurgiões realizam diagnósticos precisos e tratamentos mais direcionados para uma variedade de problemas ortopédicos, como lesões nos meniscos, rupturas ligamentares, danos na cartilagem e inflamação sinovial.
Enfim, vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica cirúrgica e ressaltar alguns dos principais benefícios que ela pode oferecer aos médicos e pacientes. Acompanhe!
O que é e como funciona a artroscopia?
Em primeiro lugar, o que é a artroscopia? Essa é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva utilizada para diagnosticar e tratar uma variedade de condições ortopédicas, principalmente na região do joelho.
Ela permite que os cirurgiões visualizem todo o interior da articulação do joelho por meio de pequenas incisões na pele, utilizando um instrumento chamado artroscópio.
Durante o procedimento de artroscopia, o médico insere o artroscópio na articulação do joelho por uma pequena incisão.
Então, a câmera de vídeo de alta definição que está presente na ponta transmite imagens em tempo real para um monitor.
Dessa forma, permite que o cirurgião tenha uma visão clara das estruturas internas do joelho, incluindo todos os ligamentos, cartilagem, meniscos e membrana sinovial.
Por ser uma técnica de cirurgia de categoria minimamente invasiva, a recuperação após a artroscopia é geralmente mais rápida e menos dolorosa em comparação com a cirurgia aberta tradicional.
Afinal, ela causa menor trauma nos tecidos, o que proporciona aos pacientes uma recuperação mais rápida e menos dolorosa. Portanto, ajuda a restaurar a saúde e a funcionalidade do joelho de forma muito mais eficiente e confortável.
Indicações para artroscopia no joelho
A artroscopia do joelho é uma cirurgia que pode ser recomendada para diversas finalidades, incluindo para diagnosticar e tratar condições ortopédicas.
Dentre as principais condições que podemos tratar através da artroscopia, estão:
Lesões no Menisco
Para lesões no menisco, a artroscopia é utilizada para reparar ou para remover partes do menisco danificado, restaurando a função normal da articulação do joelho.
Rupturas ligamentares
Lesões nos ligamentos do joelho, como a ruptura do ligamento cruzado anterior ou do ligamento cruzado posterior, são quase sempre passíveis de tratamento com artroscopia.
Danos na cartilagem
A cartilagem articular é crucial para a articulação do nosso joelho. Neste contexto, é possível usar a artroscopia para tratar defeitos na cartilagem, como fissuras ou áreas de desgaste, por técnicas como a microperfuração ou do transplante de cartilagem.
Corpos livres articulares
Corpos estranhos, como fragmentos de cartilagem e ossos soltos, podem se desenvolver dentro da articulação do joelho.
Para esses casos, a artroscopia permite realizar a remoção desses corpos de forma precisa e minimamente invasiva.
Inflamação sinovial
A membrana sinovial pode ficar inflamada por conta de condições como artrite e sinovite.
Por isso, é possível usar a artroscopia para diagnosticar e para tratar essa inflamação, removendo o tecido sinovial inflamado e aliviando os sintomas dos pacientes.
Benefícios da artroscopia do joelho
Sem dúvida, a artroscopia do joelho é um procedimento que pode trazer muitos benefícios para os pacientes em comparação com os demais tipos de cirurgias tradicionais.
Por isso, é uma ótima opção para o tratamento de uma variedade de condições relacionadas ao joelho.
Enfim, se você vai precisar passar por uma artroscopia, aqui estão alguns dos benefícios que vale a pena conhecer:
Menor trauma aos tecidos
Uma das principais vantagens da técnica da artroscopia é que ela envolve a realização de incisões muito menores na pele do que as cirurgias abertas.
Desse modo, leva a menos trauma tecidual ao redor da articulação do joelho, contribuindo para uma recuperação mais rápida pós-operatória
Recuperação mais rápida e tranquila
Por conta do menor trauma tecidual e por ser um tipo de procedimento minimamente invasivo, os pacientes que passam por artroscopia do joelho podem se beneficiar de um tempo de recuperação mais curto em comparação com a cirurgia aberta.
Portanto, eles podem retomar as suas atividades normais mais rapidamente.
A artroscopia oferece menor risco de complicações
Com incisões menores e uma necessidade menor de manipulação dos tecidos, a artroscopia do joelho conta com um menor risco de complicações pós-operatórias.
Melhor visualização interna
O artroscópio permite que os profissionais tenham uma visualização muito mais clara e detalhada das estruturas internas da articulação do joelho, garantindo uma maior precisão.
Procedimentos mais direcionados
Com a artroscopia, os cirurgiões são capazes de realizar procedimentos cirúrgicos de forma mais direcionada e precisa.
Dessa forma, os riscos de danos aos tecidos circundantes são menores, contribuindo para melhores resultados a longo prazo.
Como é o pós-operatório de uma artroscopia?
Após a realização de uma artroscopia do joelho, os pacientes precisam adotar alguns cuidados fundamentais, mesmo se tratando de uma cirurgia minimamente invasiva.
Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum sentir desconforto, inchaço e rigidez no joelho que passou pela operação.
Então, para aliviar esses sintomas, o médico pode prescrever medicamentos que ajudam a controlar a dor e o inchaço, além de recomendar frequentemente o uso de compressas de gelo e momentos de elevação de perna para reduzir o inchaço.
Além disso, a fisioterapia também é uma etapa importante após a artroscopia.
Por isso, o paciente vai receber um programa de exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor da articulação do joelho, melhorar a amplitude de movimento e promover a recuperação funcional.
Ainda durante as primeiras semanas após a cirurgia, o médico pode recomendar algumas restrições de atividade para proteger o joelho operado e promover a cicatrização adequada.
Isso pode incluir evitar atividades de alto impacto, como correr ou pular e usar dispositivos de auxílio, como muletas.
O mais importante é que o paciente operado compareça a todas as consultas de acompanhamento agendadas dentro do prazo correto. Assim, o médico é capaz de avaliar o progresso da recuperação e fazer qualquer ajuste necessário.
Seguindo as orientações corretamente, os pacientes podem experimentar um processo de recuperação super bem-sucedido após a artroscopia, com a possibilidade de retornar o seu estilo de vida de forma muito mais rápida e saudável.
Tratamento com artroscopia: conheça o Dr. Paulo Osiro
Dentro do universo da artroscopia, o Dr. Paulo Osiro, ortopedista especializado em cirurgias do joelho, possui expertise na técnica e está preparado para oferecer soluções de tratamento mais eficientes, seguras e benéficas aos seus pacientes.