Dr. Paulo Ortopedista

Ortopedista Especialista em Joelho

Tendinite e demais inflamações

As inflamações, incluindo a tendinite, são condições relativamente comuns,atingindo centenas de pessoas no mundo, e quando não tratada podem se tornar um problema crônico. Compreender quais são os diferentes tipos de inflamações nos tendões, articulações e nervos, seus sintomas e começar rapidamente o tratamento é essencial para uma vida mais saudável, com mais mobilidade e menos dor.

O que é Tendinite?

A tendinite é a inflamação dos tendões, estrutura fibrosa que conecta os músculos aos ossos.

A tendinite pode ocorrer em diversas partes do corpo, sendo as mais comuns:

  • Ombro
  • Cotovelo
  • Punho
  • Quadril
  • joelho
  • Tornozelo

O local da inflamação está associado à rotina do paciente, bem como sua predisposição genética.

Quais são os outros tipos de inflamações?

As inflamações podem se manifestar em diversas partes do corpo, além da tendinite (inflamação nos tendões), algumas das inflamações mais comuns são:

  1. Bursite (inflamação das bolsas sinoviais)
  2. Artrite (inflamação das articulações)
  3. Fasceíte (inflamação da fascia plantar)

Todas essas inflamações podem ocorrer por uma série de fatores, são eles: lesões causadas por movimentos repetitivos ou algum traumatismos, esforço excessivo, postura inadequada, condições médicas subjacentes, genética ou envelhecimento.

Elas podem ser classificadas em agudas ou crônicas, seu diagnóstico depende do nível de dor, regularidade e causa. Determinar a origem da inflamação é essencial para determinar o melhor método de tratamento.

Os sintomas da inflamação podem incluir:

  • Dor
  • Inchaço
  • Calor
  • Vermelhidão na área afetada
  • Restrição de movimentos

Como é feito o diagnóstico das inflamações?

O diagnóstico da tendinite e as demais inflamações envolve exames físicos, histórico médico e, em alguns casos, exames de imagem como ultrassonografia ou ressonância magnética. 

Quais são os tratamentos indicados?

O tratamento para cada uma dessas lesões pode variar, uma vez que depende do local, gravidade e frequência, no entanto os métodos mais comuns envolvem repouso, fisioterapia, aplicação de compressas de gelo, compressão e elevação (método P.R.I.C.E), injeções de corticosteróides, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou cirurgias.

Há formas de prevenir a tendinite e demais inflamações?

Sim, é possível prevenir não só a tendinite, como a artrite, bursite e fasceite. A melhor forma de prevenção é adotar um estilo de vida mais saudável e ativo, fazendo exercícios físicos regulares que movimentam as áreas que podem ser afetadas, mas de forma cautelosa para não causar lesões.  

Manter a postura adequada, evitar movimentos repetitivos, além de um acompanhamento regular com um médico ortopedista são essenciais para a prevenção.

Quer saber mais sobre o assunto ou vem sentindo alguma dor ou desconforto? Agende agora sua consulta comigo e vamos cuidar da sua saúde!

Entre em contato

Como chegar

Estamos estrategicamente localizados próximos a importantes acessos em São Paulo, garantindo facilidade de chegada. Além disso, contamos com ampla disponibilidade de transporte público para oferecer conveniência a todos os nossos pacientes.