Dr. Paulo Ortopedista

Entenda o que há de mais moderno em terapia regenerativa do joelho

A terapia regenerativa é uma das frentes mais promissoras no tratamento de lesões e desgastes articulares, especialmente no joelho. 

Como ortopedista especialista, acompanho diariamente pacientes que desejam aliviar a dor, melhorar a mobilidade, adiar ou até evitar procedimentos cirúrgicos.

Nesse contexto, utilizo abordagens eficazes, minimamente invasivas e com foco na recuperação funcional da articulação

Entre os recursos que aplico na minha prática clínica, destaco dois tratamentos com ótimos resultados: a infiltração intra-articular de ácido hialurônico e a terapia por ondas de choque.

Embora o corticoide também seja comum em alguns casos, é importante lembrar que ele tem efeito anti-inflamatório e não regenerativo. Por isso, é indicado principalmente para crises agudas de dor ou inflamação intensa.

Por isso, veremos a seguir mais informações sobre como essas opções funcionam, para quem são indicadas e o que você pode esperar delas. Acompanhe!


Terapia regenerativa: como o ácido hialurônico contribui para a saúde do joelho

A terapia regenerativa com ácido hialurônico, também chamada de viscossuplementação, consiste na aplicação de uma substância semelhante ao fluido sinovial que lubrifica naturalmente a articulação. 

Com o avanço da artrose ou outras condições degenerativas, esse fluido se torna escasso e perde qualidade, comprometendo o movimento e favorecendo a dor.

Então, ao repor o ácido hialurônico diretamente na articulação do joelho, conseguimos:

  • Melhorar a lubrificação e o amortecimento;
  • Reduzir a dor e o atrito entre as superfícies articulares;
  • Estimular a produção natural de ácido hialurônico pelo organismo,
  • Proporcionar melhora funcional por vários meses.


Esse é um procedimento ambulatorial, rápido e feito com anestesia local. A depender do caso, é possível realizar uma única aplicação ou um protocolo com mais infiltrações espaçadas ao longo de semanas.


Terapia por ondas de choque: regeneração sem cortes

Outra abordagem dentro da proposta de terapia regenerativa é a terapia por ondas de choque. 

Trata-se de uma técnica não invasiva que utiliza ondas acústicas de alta energia aplicadas sobre a área afetada para estimular a regeneração dos tecidos.

Essa técnica é especialmente para casos de:

  • Tendinites crônicas no joelho;
  • Lesões de partes moles resistentes a outros tratamentos;
  • Fases iniciais da artrose,
  • Dor persistente no joelho sem indicação cirúrgica imediata.


As ondas de choque atuam promovendo aumento da vascularização, quebra de microcalcificações, assim como estímulo da produção celular local.

Dessa forma, o paciente experimenta redução da dor e melhora progressiva da função articular. Mas são necessárias algumas sessões, com intervalos definidos conforme a resposta clínica.

A vantagem desse tratamento é que ele não requer anestesia nem repouso prolongado. Portanto, o paciente pode retornar às suas atividades normalmente, com apenas algumas orientações específicas.


Quando considerar a terapia regenerativa no joelho?

A terapia regenerativa é especialmente indicada para pacientes que:

  • Têm artrose leve a moderada;
  • Sofrem com dores crônicas no joelho;
  • Desejam adiar ou evitar uma cirurgia;
  • Procuram opções mais modernas, eficazes e seguras,
  • Já tentaram outros tratamentos com pouco resultado.


Tanto a infiltração com ácido hialurônico quanto a terapia por ondas de choque são ferramentas eficazes e seguras. Afinal, elas promovem qualidade de vida sem a necessidade de intervenções mais complexas. 

Com acompanhamento adequado, muitos pacientes relatam alívio significativo da dor, assim como melhora na mobilidade em poucas semanas.


Técnicas modernas, seguras e eficazes para regenerar seu joelho

A terapia regenerativa com ácido hialurônico e a terapia por ondas de choque representam o que há de mais moderno e eficaz para o tratamento conservador de lesões e desgastes do joelho. 

São abordagens seguras, com poucos efeitos colaterais e capazes de devolver qualidade de vida a quem sofre com dor, rigidez ou limitação de movimentos.

Sou o Dr. Paulo Osiro, ortopedista especialista em joelho e meu compromisso é oferecer o que há de mais atual e eficiente no cuidado das suas articulações. 

Agende uma consulta e venha conhecer essas técnicas de perto. Estou pronto para te ajudar a retomar suas atividades com mais saúde, segurança e mobilidade!

Dr Paulo Osiro

Dr. Paulo Osiro é ortopedista especialista em joelho, atuando no tratamento de lesões articulares e esportivas. Utiliza técnicas modernas e minimamente invasivas para restaurar a saúde e a mobilidade dos pacientes. Além do tratamento de patologias do joelho, acompanha atletas e pessoas ativas na prevenção e recuperação de lesões. Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo telefone (11) 99926-2989.

Entre em contato

Posts Recentes

Como chegar

Estamos estrategicamente localizados próximos a importantes acessos em São Paulo, garantindo facilidade de chegada. Além disso, contamos com ampla disponibilidade de transporte público para oferecer conveniência a todos os nossos pacientes.